Vista Panorâmica da Bíblia

Sejam Bem Vindos ao nosso blog.



Aos nossos queridos irmãos que estão estudando a revista "Vista Panorâmica da Bíblia" na Escola Bíblica da nossa igreja criei um atalho para facilitar a busca de subsidios.



Do lado direito da página existe um titulo "Marcadores" com o link para "Panorâma Bíblico".

Você poderá navegar pelos livros da Bíblia e estudos anexados.



Deus te abençoe e muito obrigado pela visita.



Deixe um recado e seja um seguidor deste blog.



Um abraço, Pr. Samuel Villon.



quinta-feira, 18 de março de 2010

O uso e significado do Talit

História do Tallith

"Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; não seguireis o vosso coração, e nem após os vossos olhos, pêlos quais andais vos prostituindo. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus". Números 15:38-40.

Este é o mandamento do Senhor aos judeus acerca do tallith, (o manto ou xale de orações) que é usado por todo judeu em todo o mundo. O tallith também é chamado um manto de oração porque quando é posto sobre a cabeça ele provê isolamento e previne da distração, o que permite ao usuário orar como se tivesse entrado em um armário ou barraca.leshua (Jesus) disse, "Mas tu quando orares, entra em teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto..." Mateus 6:6 A palavra no grego traduzida para aposento é tameion. que procede do hebraico heder e se refere ao tallit como um quarto de oração ou armário.

Quando os judeus olham para as franjas do tallith eles se recordam :

1) Da Lei de Deus
2) Ele eram responsáveis em obedecer a Lei de Deus
3) Eles foram chamados para ser homens santos.

O uso do tallith tinha e tem um efeito pedagógico e serve também de sinal para que aquele que o usa possa, ao ver ás franjas, lembrar-se das leis (preceitos) da Palavra do Senhor. Eles deveriam (e ainda devem) obedecê-las e andar de conformidade com tudo aquilo que lhes foi revelado por Deus. Essa forma de vida apenas externaria aquilo que já estava bem consolidado em seu interior; o amor e a obediência ao Deus Eterno!

Sendo assim, o uso do tallith serve também para lembrar ao homem que ele deve guardar a santidade de Deus e também deve tornar-se cada vez mais santo para o Senhor.

Em Atos 18:3 encontramos escrito: "e como era (Paulo) do mesmo ofício, ficou com eles (Priscila e Áquila) e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas".A palavra "fazer tendas" em nossas versões vem do original grego skenopoios e significa um que fez barracas portáteis pequenas de couro, pano ou linho". Como previamente declarado, o tallith também era chamado ou tido como uma barraca. O Centro Judaico de Estudos Cristãos acharam esta referência em escritos judaicos do primeiro século. Esta referência em particular feita a Sha'ul(Paulo), Priscila e Áquila é significante porque nós sabemos que Sha'ul (Paulo) havia estudado com Gamaliel (Atos 22:3) e também Priscila e Áquila devem ter sido treinados no judaísmo, para que Sha'ul (Paulo) tivesse tal consideração para com eles, a ponto de ajuntar-se com eles trabalhando em conjunto. Para fazer os nós nas franjas de um tallith requeria-se uma especialização e um treinamento rabínico. Toda linha e todo laço eram significantes.
Alguns estudiosos julgam que Paulo, Priscila e Áquila podem ter sido os fabricantes de tallith.

Até mesmo leshua usou um tallith. Em Mateus 9:20 e Lucas 8:44 nos é relatado sobre a mulher com o fluxo de sangue que chega até leshua para tocar o tzit tzit (franja) do artigo de vestuário dele (o tallith). A mulher, sendo uma judia, conhecia os mandamentos concernentes ao tallith e sabia quem era leshua. Sua intenção em tocá-lo foi premeditada, pois quando isso acontecesse, seria liberado o poder de Deus para curá-la. Ela então percorre o caminho em direção à leshua, passa pelo meio da multidão, e estende sua mão por trás de Ieshua para tocar no tzit tzit (franja) do tallith de leshua! E então acontece! Ela é instantaneamente curada! Ela alcançara seu objetivo, pois fizera a coisa certa quando tocara no tzit tzit (franja) do tallith de leshua. Foi aí que Ieshua sentiu que poder havia saído dele! Então ele pergunta: "Quem me tocou?" Os discípulos indagam: "Mestre, a multidão te aperta, e como dizes: Quem me tocou? Então leshua responde: alguém me tocou pois saiu de mim poder". Aí ela se apresenta e recebe a confirmação da bênção que tanto esperara: a cura!

O povo judeu nos dias de leshua entendia que quando um homem ungido por Deus usava um tallith o poder de Deus estava disponível naquele momento e através daquele homem. .Usá-lo seria motivo de olhar e trazer à lembrança todos os mandamentos do Senhor. Estes mandamentos incluíam poder curativo. Mateus 14:36 e Marcos 6:56 nos falam que muitos buscaram tocar o tzit tzit (franja) do tallith (manto) de leshua para que fossem curados.

É interessante notarmos que estas franjas representavam a autoridade do homem judeu, e foi justamente ali o local onde todos tentavam tocar para receberem bênçãos! Não é fantástico como Deus se utiliza daquilo que o povo já conhece para trazer-lhes suas bênçãos? Os necessitados tocavam naquilo que representava a autoridade de leshua! E quando eles conseguiam tocar a Ieshua. algo de tremendo acontecia!

Notemos ainda que o ato de colocar uma pequena franja em cada canto das vestimentas está relacionado com a ação de Deus tirando o seu povo do Egito, pois o olhar para as franjas relembra também os atos salvíficos do Senhor Deus de Israel para com seu povo!

Ieshua disse, "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento" Mateus.22:37-38. _Os escribas dividiram os 613 mandamentos (os quais leshua foi exigido saber já aos treze anos de idade) em 248 mandamentos afirmativos (ou positivos) que correspondem aos ossos do corpo; e 365 mandamentos negativos, que correspondem aos dias do ano.

7 comentários:

  1. como assim... ossos do corpo e dias do ano pode explicar melhor pois me interesso muito por esse assunto.

    Cristiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem 365 mandamentos negativos, correspondendo ao número de dias no ano solar, que é como se cada dia dissesse à pessoa "Não cometa uma transgressão hoje";[1] e 248 mandamentos positivos, relacionado ao número de ossos ou órgãos importantes no corpo humano,[2] isto é, como se cada membro dissesse à pessoa: "Cumpra um preceito comigo".[1] Apesar de que o número 613 é mencionado no Talmud, sua significância real cresceu na literatura rabínica medieval tardia, incluindo muitos trabalhos listados ou arranjados pelas mitzvot.

      Excluir
  2. Obrigado por ser benção na vida daqueles que querem aprender
    Carlos jovelino

    ResponderExcluir
  3. Quero poder receber mais estudos sobre assunto

    ResponderExcluir