Vista Panorâmica da Bíblia

Sejam Bem Vindos ao nosso blog.



Aos nossos queridos irmãos que estão estudando a revista "Vista Panorâmica da Bíblia" na Escola Bíblica da nossa igreja criei um atalho para facilitar a busca de subsidios.



Do lado direito da página existe um titulo "Marcadores" com o link para "Panorâma Bíblico".

Você poderá navegar pelos livros da Bíblia e estudos anexados.



Deus te abençoe e muito obrigado pela visita.



Deixe um recado e seja um seguidor deste blog.



Um abraço, Pr. Samuel Villon.



terça-feira, 3 de agosto de 2010

CONHECENDO AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL

RUBEM Tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, preeminente em dignidade e preeminente em poder.
Descomedido como a água, não reterás a preeminência; porquanto subiste ao leito de teu pai; então o contaminaste. Sim, ele subiu à minha cama.
(Gn.49:3-4)
LEVI
Viva Rúben, e não morra; e não sejam poucos os seus homens. (Dt.33:6)
Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.
No seu concílio não entres, ó minha alma! com a sua assembléia não te ajuntes, ó minha glória! porque no seu furor mataram homens, e na sua teima jarretaram bois.
Maldito o seu furor, porque era forte! maldita a sua ira, porque era cruel! Dividi-los-ei em Jacó, e os espalharei em Israel. (Gn.49:5 a 7)
De Levi disse: Sejam teu Tumim e teu Urim para o teu homem santo, que provaste em Massá, com quem contendeste junto às águas de Meribá;
Aquele que disse de seu pai e de sua mãe: Nunca os vi, e não reconheceu a seus irmãos, e não conheceu a seus filhos; pois esses levitas guardaram a tua palavra e observaram o teu pacto.
Ensinarão os teus preceitos a Jacó, e a tua lei a Israel; chegarão incenso ao seu nariz, e porão holocausto sobre o teu altar.
Abençoa o seu poder, ó Senhor, e aceita a obra das suas mãos; fere os lombos dos que se levantam contra ele e o odeiam, para que nunca mais se levantem. (Dt.33:8 a 11)
SIMEÃO
Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.
No seu concílio não entres, ó minha alma! com a sua assembléia não te ajuntes, ó minha glória! porque no seu furor mataram homens, e na sua teima jarretaram bois.
Maldito o seu furor, porque era forte! maldita a sua ira, porque era cruel! Dividi-los-ei em Jacó, e os espalharei em Israel. (Gn.49:5 a 7)
JUDA
Judá, a ti te louvarão teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos: diante de ti se prostrarão os filhos de teu pai.
Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos.
Atando ele o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira seleta, lava as suas roupas em vinho e a sua vestidura em sangue de uvas.
Os olhos serão escurecidos pelo vinho, e os dentes brancos de leite.
(Gn.49:8 a 12)
E isto é o que disse de Judá: Ouve, ó Senhor, a voz de Judá e introduza-o no meio do seu povo; com as suas mãos pelejou por si; sê tu o seu auxílio contra os seus inimigos. ( Dt7:7)
ZEBULOM
Zebulom habitara no litoral; será ele ancoradouro de navios; e o seu termo estender-se-á até Sidom.(Gn.49:13)
De Zebulom disse: Alegra-te, Zebulom, nas tuas saídas marítimas. Eles chamarão os povos ao monte; ali oferecerão sacrifícios de justiça, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia (Dt.33:18,19)
ISSACAR
Issacar é jumento forte, deitado entre dois fardos.
Viu ele que o descanso era bom, e que a terra era agradável. Sujeitou os seus ombros à carga e entregou-se ao serviço forçado de um escravo.(Gn.49:14,15)
De Issacar disse: Alegra-te nas tuas tendas. Eles chamarão os povos ao monte; ali oferecerão sacrifícios de justiça, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia (Dt.33:18,19)
DAN
Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.
Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, de modo que caia o seu cavaleiro para trás.
A tua salvação tenho esperado, ó Senhor! (Gn.49:16,17,18)
De Dã disse: Dã é leãozinho; saltará de Basã. (Dt.33:22)
GADE
Quanto a Gade, guerrilheiros o acometerão; mas ele, por sua vez, os acometerá. (Gn.49:19)
De Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa, e despedaça o braço, e o alto da cabeça.
Ele se proveu da primeira parte, porquanto ali estava reservada a porção do legislador; pelo que veio com os chefes do povo, executou a justiça do Senhor e os seus juízos para com Israel.(Dt.33:20,21)
ASER
Aser, o seu pão será gordo; ele produzirá delícias reais.(Gn.49:20)
De Aser disse: Bendito seja Aser dentre os filhos de Israel; seja o favorecido de seus irmãos; e mergulhe em azeite o seu pé;
de ferro e de bronze sejam os teus ferrolhos; e como os teus dias, assim seja a tua força.(Dt.33:24 ,25)
NAFTALI
Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas.(Gn.49:21)
De Naftali disse: Naftali, saciado de favores, e farto da bênção do Senhor, possui o lago e o sul.(Dt.33:23)
JOSÉ
José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o muro.
Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram,
mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel,
pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.
As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos. (Gn.49:22 a 26)
De José disse:
Bendita do Senhor seja a tua terra, com o que é mais excelente dos céus, do orvalho e das profundezas,
com os excelentes frutos do sol, e com os excelentes produtos dos meses;
com as coisas mais excelentes dos montes antigos, e com as coisas excelentes dos outeiros eternos;
com as coisas excelentes da terra, e com a sua plenitude, e com a benevolência daquele que habitava na sarça; venha tudo isso sobre a cabeça de José, sobre o alto da cabeça daquele que é príncipe entre seus irmãos.
Eis o seu novilho primogênito; ele tem majestade; e os seus chifres são chifres de boi selvagem; com eles rechaçará todos os povos, sim, todas as extremidades da terra. ( Dt.33:13 a 17 )
BENJAMIM
Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devorará a presa, e à tarde repartirão o despojo.
Todas estas são as doze tribos de Israel: e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção.(Gn.49:27 a 28)
De Benjamim disse: O amado do Senhor habitará seguro junto a ele; e o Senhor o cercará o dia todo, e ele habitará entre os seus ombros (Dt.33:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário